skinbooster - tratamento facial

Melasma (manchas na pele) – Saiba tudo sobre a doença do Séc. XXI

Melasma é uma condição que se traduz no surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também podem aparecer nos braços, pescoço e peito. É mais frequente nas mulheres, mas pode ocorrer nos homens.

No Verão, tendencionalmente, as hiperpigmentações agravam-se, devendo ter especial atenção ao uso de protetor solar e evitar exposição solar direta.

melasma manchas na pele dra. ana sousa

Apesar de ainda não existirem causas definidas para o desenvolvimento do melasma, tem sido demonstrado que diversos fatores contribuem para o aumento da síntese de melanina, incluindo o uso de anticoncecionais, alterações hormonais, gestação, predisposição genética e, principalmente, a exposição excessiva à luz visível e à luz ultravioleta sem utilizar fotoprotetor. Também é mais comum em pessoas com fotótipos mais altos, isto é, com tom de pele mais escuro.

Como podemos prevenir?

  • Usar proteção solar (mínimo SPF 50) física e química, que tenha proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), diariamente a fim de prevenir o aparecimento do melasma ou, ainda, auxiliar em seu tratamento
  • Evitar exposição solar direta
  • Usar acessórios protetores (chapéu e óculos de sol)
  • Usar despigmentantes tópicos (ácidos glicólico, kójico, tranexâmico e ferúlico, as vitaminas C e E, o Phloretin, o alfa-arbutin, a niacinamida e a cisteamina)
  • Tomar antioxidantes na época de maior risco

Como podemos tratar?

Ainda que o melasma seja uma das condições dermatológicas mais frequentes, o seu tratamento nem sempre é eficaz.

Há diversos tratamentos que se podem fazer para clarear as manchas, diminuindo a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele)

Dentro dos tratamentos disponíveis, destacam-se:

  1. Peeling químico, nomeadamente o dermamelan, que renova as camadas mais superficiais da pele e remove os depósitos acumulados de melanina, atenuando as manchas e tornando a pele mais luminosa.
  2. IPL, que através dos impulsos de luz pulsada, melhora a qualidade da pele, elimina as manchas do sol, rosácea/aranhas vasculares entre outras disfunções da pele, assim como promovo o fotorejuvenescimento
  3. LEDS uma terapia fotobiodinâmica que estimula, regenera e repara a pele através de um protocolo de peeling, sérum e dispositivo LEDS. Este pode ser realizado todo o ano.
  4. Microneedling, um tratamento com microagulhas que forma microcanais na superfície da pele, sendo que estes possibilitam a absorção de diversos princípios ativos com o objetivo de reduzir as pigmentações da pele. Como também estimula a produção de colagénio e elastina, a pele fica também mais hidratada e firme.  

Durante o tratamento é imprescindível o uso diário de protetor solar pois a pele fica mais propícia a queimaduras solares, assim como a evicção solar e manter os cuidados recomendados.

Não deixe que as manchas prejudiquem a sua autoestima. Há tratamentos que pode fazer, mantendo sempre os cuidados recomendados.

Conheça aqui os nossos tratamentos faciais.

Os 4 melhores tratamentos para o rejuvenescimento facial.

Tem alguma dúvida ou manchas que deseja remover? Fale connosco.

dra ana sousa

Clínica Dra. Ana Sousa

Agende hoje a sua consulta, comece já a tratar de si.

Rua Guilherme Duarte Camarinha, 30
4400-703 Vila Nova de Gaia

+351 966 790 271

+351 224 937 985

Envie-nos uma mensagem

Ver no mapa: Clínica Dra. Ana Sousa.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Fale Connosco
close slider
AGENDAR CONSULTA