Flacidez – Conheça as causas e saiba como combater

Flacidez – Conheça as causas e saiba como combater.

A flacidez é um processo resultante da atrofia tecidular que está associado ao envelhecimento fisiológico, podendo ser muscular ou cutânea.

A flacidez é um sinal comum do envelhecimento da pele, tanto no rosto, quanto no corpo. Mas sabia que há como preveni-la e até mesmo atenuá-la?

Após a terceira década, inicia-se uma progressiva e contínua perda de massa muscular esquelética, sendo a maior parte da perda substituída por gordura. Mas existem dois tipos de flacidez: flacidez muscular e flacidez cutânea.

Vamos conhecer as diferenças?

Se por um lado a flacidez é um processo que tende a aparecer com o evoluir da idade, por outro lado importa saber os tipos de flacidez e como combater.

A FLACIDEZ MUSCULAR refere-se à diminuição da tonificação muscular resultante da redução da síntese de proteínas e perda da elasticidade das fibras, observando-se um “amolecimento” dos músculos.

A FLACIDEZ CUTÂNEA é um processo degenerativo que está diretamente relacionado com a redução da síntese de fibras de colagénio, bem como perda da sua elasticidade, tornando-se mais rígidas.

Quais os fatores desencadeantes?

A genética, as hormonas, o stress oxidativo, a radiação ultravioleta (fotodano), o tabaco, álcool.
Atualmente é muito frequente a procura por tratamentos e produtos que possam atenuar a flacidez devendo-se ter em conta que quanto mais cedo se iniciarem os tratamentos, melhores resultados poderão ser obtidos.

Como combater a flacidez?

Um estilo de vida mais ativo, a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada podem retardar este processo. No entanto, quando já está instalada a flacidez, existem algumas soluções que visam atenuar esta presença indesejada. Neste sentido, deve-se ter em conta que quanto mais cedo se iniciarem os tratamentos, melhores resultados poderão ser obtidos.

cirurgia plástica continua a ser a solução mais eficaz para o tratamento da flacidez cutânea, no entanto, dada a sua natureza invasiva e os seus riscos inerentes, tem existido uma crescente procura por técnicas inovadoras e menos invasivas que atenuam os efeitos do envelhecimento fisiológico ao nível da pele.

Tratamentos não invasivos para combater a flacidez

Procedimentos de estimulação muscular como é o caso do EMSCULPT, visam aumentar a massa muscular, bem como melhorar os contornos corporais, retardando ou atenuando a flacidez muscular. Este é um tratamento indolor e não invasivo que induz 20 mil contrações musculares, provocando hipertrofia muscular, bem como apoptose das células de gordura.

Outra solução passa pela radiofrequência. Este é um dos tratamentos mais referenciados para diminuir a flacidez cutânea uma vez que promove a vasodilatação e aumento da circulação sanguínea, estimula o aporte de nutrientes e oxigénio e acelera a eliminação dos catabólitos. A síntese de colagénio ocorre 21 dias após, podendo os resultados ser visíveis a partir dessa data.

Dentro das radiofrequências utilizadas para esta afeção estética podem-se destacar a radiofrequência monopolar não invasiva (Exilis), a radiofrequência fracionada (Morpheus8) e a radiofrequência assistida com lipólise (Body tite).

A escolha de qual aparatologia utilizar depende da avaliação inicial, do grau e tipo de flacidez que a paciente apresenta, e se esta aparece associada a gordura localizada. Para isso, recomendamos a marcação da consulta prévia ao tratamento.

A suplementação oral com colagénio também é aconselhável para contrariar os sinais do envelhecimento, sendo que se beneficiam suplementos que contenham peptídeos capazes de aumentar a síntese de colagénio e associações com outras substâncias, como as vitaminas e fitoextratos, que atuam de forma sinérgica, potencializando esse efeito.

Em suma:

  • Nem toda a flacidez é cutânea. Poderão existir os dois tipos de flacidez em simultâneo e, por vezes, ainda associados a gordura localizada.
  • A adoção de um estilo de vida saudável é essencial para não acelerar este processo degenerativo, sendo que quando articulado a tratamentos e à suplementação de colagénio pode mesmo retardar ou atenuar a flacidez cutânea.
  • Uma correta avaliação é imperativo para o sucesso do tratamento.
morpheus antes
morpheus depois
Resultado: 7 semanas após 1 sessão – Morpheus8
Resultado: Exilis 6 Sessões
Resultado: Exilis 6 Sessões
Resultado: Exilis 6 Sessões

Quer saber qual a melhor forma de eliminar a sua flacidez? Fale connosco.

emsculpt dra ana sousa

Clínica Dra. Ana Sousa

Agende hoje a sua consulta, comece hoje a tratar de si.

Rua Guilherme Duarte Camarinha, 30
4400-703 Vila Nova de Gaia

+351 966 790 271

+351 224 937 985

Envie-nos uma mensagem

Ver no mapa: Clínica Dra. Ana Sousa.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Fale Connosco
close slider
AGENDAR CONSULTA