
Com a chegada do calor, chega o momento de deixar as calças de parte e tirar os calções para fora. E porque é que tantas mulheres têm medo das roupas reduzidas do verão? A resposta, muita das vezes, é pela temida celulite.
A celulite, ou mais corretamente lipodistrofia genóide, afeta cerca de 85 a 98% das mulheres após a puberdade e tende a aparecer mais frequentemente na região posterolateral das coxas, glúteos e abdómen.
Mas afinal o que é a celulite?
A celulite, ou mais corretamente lipodistrofia genóide, afeta cerca de 85 a 98% das mulheres após a puberdade e tende a aparecer mais frequentemente na região posterolateral das coxas, glúteos e abdómen.
De uma forma resumida, aparece pela acumulação de gordura e diminuição da microcirculação vascular e linfática, que por sua vez leva à acumulação de líquidos e resíduos. Isto gera uma resposta de defesa do organismo que desencadeia o espessamento dos septos que separam os lóbulos de gordura, bem como invasão do conteúdo adiposo (gordura), modificando a aparência da superfície da pele e conferindo-lhe o aspeto ondulado, tipo “casca de laranja”.


Os homens também têm celulite?
A resposta é sim, podem ter. No entanto, é muito mais frequente nas mulheres por algumas características femininas, nomeadamente pela arquitetura do tecido conjuntivo das mulheres (septos perpendiculares ao invés de septos oblíquos, como acontece nos homens) e ação do estrogénio que estimula a formação de gordura e inibe a degradação desta, promovendo o armazenamento de gordura e retenção hídrica, entre outros.
Qual o melhor tratamento?
Existem diversos tipos de celulite, pelo que a avaliação com um profissional é de extrema importância para o delineamento do protocolo de intervenção.
Dentro dos procedimentos disponíveis para atenuar a celulite e melhorar o aspeto “casca de laranja” podem-se destacar as Ondas de Choque, Exilis (radiofrequência combinada com ultrassom), Mesoterapia e Carboxiterapia. Estas podem ser combinadas com eletromagnetismo focalizado de alta intensidade para estimulação muscular, o EMSCULPT, com Pressoterapia ou com Drenagem Linfática Manual.
Com os tratamentos é possível obter uma melhoria do grau de celulite, no entanto, não é possível erradica-la totalmente, além de não ser um tratamento permanente. Recomenda-se que faça a manutenção aconselhada pela profissional e/ou que repita o protocolo novamente.




Que cuidados devo ter para prevenir o seu aparecimento?
- Seguir uma dieta saudável e evitar oscilações de peso;
- Beber muita água e chá, nomeadamente cavalinha e verde, pelas suas propriedades diuréticas e efeitos na melhoria da circulação sanguínea ou suplementos de nutricosmética como o nosso DETOX+;
- Evitar roupas muito justas que dificultam a circulação sanguínea;
- Praticar exercício físico, tanto cardiovascular como musculação, entre 3 a 5x por semana;
- Evitar consumo elevado de álcool, tabagismo e um estilo de vida muito stressante.




Missão: Acabar com a celulite.
A celulite é um problema que afeta muitas mulheres e, por consequência de diversos fatores, não é fácil eliminá-la. Existem diversos tratamentos que aliados a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico podem ajudar a combater este problema.
Agende já a sua consulta de avaliação com os nossos profissionais e não tenha medo de vestir os calções este verão!
Fale connosco e descubra o melhor tratamento para o seu caso em particular.

Clínica Dra. Ana Sousa
Agende hoje a sua consulta, comece hoje a tratar de si.
Rua Guilherme Duarte Camarinha, 30
4400-703 Vila Nova de Gaia
Envie-nos uma mensagem
Ver no mapa: Clínica Dra. Ana Sousa.