lábios russos dra ana sousa

A tendência dos Lábios Russos, venha descobrir do que se trata.

Em entrevista à Lux Woman, a Dra. Ana Sousa falou de preenchimento labial e de uma tendência crescente que são os Lábios Russos (Russian Lips). Venha descobrir a origem e do que se trata este tratamento estético.

lábios russos dra ana sousa

Por cá, muito se tem ouvido falar da Rússia e não pelos melhores motivos…
Porém, há uma tendência no universo da medicina estética cujo nome teve origem nas famosas bonecas russas, as matrioscas. Já ouviu falar de “lábios russos”? Contamos-lhe tudo!

Lábios em forma de coração, mais projetado e volumoso no centro, com o arco do cupido bem definido.

Esta é a tendência para quem pretende dar um novo visual aos lábios. Não é, na verdade, uma novidade, mas está cada vez mais em voga no nosso país. Procurámos saber mais sobre este tema com Ana Sousa, especialista em medicina estética, que, entre outras informações, nos avançou que se trata de um procedimento estético maioritariamente procurado por uma faixa etária mais jovem, ainda que com menos recursos financeiros.

A partir dos 40 anos, o objetivo muda, garante-nos a Dra. Ana Sousa.
Corrigir o chamado “código de barras” é o que mais se pretende. Como define a tendência russian lips ou, em português, lábios russos?

Os conceitos de beleza mudam do dia para a noite. Isto deve-se, em parte, ao fenómeno das redes sociais e à variabilidade do ser humano. Agora o que está em voga entre as adolescentes e as mulheres entre os 20 e 30 anos são os chamados “lábios russos”. Estes, conseguem-se graças à injeção de ácido hialurónico (uma substância biocompatível e reabsorvível) com uma técnica específica, dando-lhe um grande poder de projeção. Estes lábios têm a forma de coração, com o arco do cupido bem definido e maior volume no centro.

Trata-se de uma técnica mais indicada para quem quer lábios volumosos e com um aspeto mais carnudo. É, simultaneamente, a técnica mais controversa entre a classe médica, na medida em que muitos colegas alegam que o risco de migração do produto (ácido hialurónico) é maior, principalmente, se utilizado em muita quantidade.

A Dra. Ana Sousa foi convidada a responder às perguntas da Lux Woman sobre este tema, e deixamos aqui as perguntas e respostas.

Pode descrever a origem da tendência dos Lábios Russos e contar um pouco da sua história e origem?

Supostamente, este nome tem origem nas bonecas russas, as matrioscas, que têm os lábios muito carnudos, principalmente no centro. Além disso, é, também, sabido que as mulheres russas gostam de lábios volumosos.

Quando é que esta tendência chegou a Portugal?

À semelhança de todas as outras, depois de se ter mediatizado numa das zonas que ditam as principais tendências mundiais a nível de medicina estética, como os E.U.A., o Brasil ou a Ásia. O fenómeno das redes sociais (sobretudo, o Instagram e o TikTok), acompanhado pelas influencers (nomeadamente, as estrelas de Hollywood) são fatores que, atualmente, ditam as tendências nesta área.

O que diferencia esta técnica de outros preenchimentos de lábios?

A nível intimo fazemos laser, quer para rejuvenescimento vaginal, casos de atrofia pós menopausa, alterações de lubrificação, incontinência urinaria de esforço e a labioplastia. Fazemos também peeling vulvar, preenchimento dos grandes lábios com ácido hialurônico e melhoria do orgasmo com fatores de crescimento. Usamos também a radiofrequência para flacidez vulvar ou pós parto.

Quais são os tratamentos mais complexos ou delicados, e porquê?

Tudo depende do médico que realiza a técnica. Na minha opinião, temos de analisar o rosto como um todo, de forma a conseguirmos promover a maior harmonia possível.

Um lábio “russo” não fica bem a uma mulher com rosto magro e com um terço inferior curto. Tudo está relacionado com proporções. Mas um lábio bem preenchido, russo ou não, confere um ar cuidado e mais sexy à mulher. Queremos um lábio preenchido, mas que não pareça que foi preenchido, porque, se se notar, provavelmente é demais.

A tendência dos “lábios russos” leva a um lábio mais carnudo, mais projetado e mais volumoso no centro, com o arco do cupido bem definido. Após os 40 anos, a tendência muda, as mulheres procuram um lábio mais natural, mais delineado e com alguma correção do “código de barras”. Na minha opinião, em vez de procurarmos andar a par das tendências, devemos focar-nos no que de melhortemos, valorizá-lo e prevenir o seu envelhecimento.

Os “russian lips” não ficam bem em todas as mulheres, é preciso avaliar proporções de rosto e encontrar a harmonia.

labios russos dra ana sousa 1

Quanto tempo demora este procedimento a ser realizado e de que forma é aplicado?

Normalmente, realizo o preenchimento labial com anestesia injetável. Demoramos 20 minutos a realizar o procedimento. É utilizada uma agulha muito fina e, como está anestesiado, é indolor. Para uns “lábios russos”, por vezes, poderemos necessitar de mais do que 1 ml de produto.

Na realização deste procedimento, conjugo a utilização de dois produtos FILLMED: o ácido hialurónico lips, de forma a dar volume e projeção; e o lips soft, para hidratar de uma forma global e definir o contorno. Temos de ter em conta que, na primeira semana, os lábios vão estar inchados e podem ter alguns hematomas, pelo que o resultado final surge ao final de duas semanas.

E qual é a duração?

O preenchimento com ácido hialurónico, a única subs tância aprovada para uso nos lábios, tem a duração de seis a 12 meses. É muito variável, dependendo do estilo de vida da pessoa (relacionado com fatores como o tabaco, o exercício físico e o grau de desidratação). Contudo, na maioria dos casos, após um ano da primeira colocação, o lábio ainda tem algum produto.

Como se processa a sua manutenção? Com que regularidade se deve fazê-la?

Após os 7-12 meses, podemos refazer o lábio, caso se note bastante perda de volume. Se a paciente quiser aumentar um pouco mais, sugiro sempre esperar um mês, um mês e meio, desde a primeira aplicação.

Pode, simplesmente, deixar de se aplicar? O que acontece, nestes casos?

Se a paciente não gostou do resultado ou se, simplesmente, não quer proceder à manutenção, o lábio vai voltando ao que era, após um ano.

Qualquer pessoa, exceto as que já referiu anteriormente, pode submeter-se a esta técnica?

Sim, qualquer pessoa saudável pode fazê-lo. É sempre necessária uma consulta de avaliação médica prévia, e, desde já, não é aconselhado a pacientes com doenças autoimunes e a grávidas.

Quem mais recorre a esta tendência? Estamos a falar de que faixa etária?

Atualmente, mulheres entre os 18 e os 35 anos. Este pro cedimento tem mais procura entre as faixas etárias mais jovens, mas que estão mais limitadas a nível financeiro.

Quais os efeitos secundários ou eventuais riscos que possam ocorrer?

Existe, sempre, um ligeiro edema durante os primeiros cinco a sete dias, hematomas que desaparecem espontaneamente e alguma assimetria que deve ser corrigida no retoque”, que aconselho, normalmente, ao 15.° dia.

Este procedimento tem os riscos de qualquer procedimento estético e a grande maioria das complicações ocorre quando, por uma questão de preço, os pacientes recorrerem a pessoal não médico, logo, não certificado para realizar estes procedimentos. Os tratamentos que envolvam dispositivos médicos ou medicamentos devem ser efetuados, exclusivamente, por médicos. Infelizmente, não é essa a realidade no nosso país, nem em muitos outros.

Esta é uma das grandes lutas das sociedades e da classe médica: o combate ao intrusismo.

labios russos clinica dra ana sousa

As portuguesas já estão familiarizadas com esta técnica?

Sim, principalmente as mais novas pela influência das redes sociais, como o Instagram, o YouTube e, mais recentemente, o TikTok.

Qual o custo deste procedimento? Estamos a falar de que valores?

Cada caso é um caso, vai depender sempre da quantidade necessária de produto para se obter o resultado desejado. Podemos dizer que poderá começar nos €250 e ir até aos €500, dependendo, obviamente, dos objetivos e da anatomia facial do paciente.

No que diz respeito ao preenchimento de lábios, esta é a única técnica que realiza?

Não é a única técnica que realizo, como disse, temos de ajustar a técnica ao rosto da pessoa. Continuo a utilizar a técnica tradicional em 70% dos casos. Realizo preenchimento labial há sete anos e utilizo, há três, a técnica de lábios russos. •

Saiba mais sobre os nossos tratamentos faciais.

Preenchimento Labial – Tudo o que precisa saber.

Como se livrar das olheiras. Saiba aqui.

Conheça o hydrafacial e saiba porque vai renovar o seu rosto.

Ficou esclarecida? Deixe-nos saber nos comentários ou partilhe este artigo.


dra ana sousa

Clínica Dra. Ana Sousa

Agende hoje a sua consulta, comece já a tratar de si.

Rua Guilherme Duarte Camarinha, 30
4400-703 Vila Nova de Gaia

+351 966 790 271

+351 224 937 985

Envie-nos uma mensagem

Formulário Geral

Ver no mapa: Clínica Dra. Ana Sousa.


Deixe um comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Fale Connosco
close slider
Formulário Geral

AGENDAR CONSULTA
Dúvidas? Podemos ajudar!