No pós parto começam a surgir as preocupações com a forma física, temendo engordar mais do que o habitual ou não voltar ao peso e forma corporal de antes. Mas a Medicina Estética tem soluções passiveis de recuperar a forma e o corpo que deseja.

Os quilos extra e a barriga flácida depois da gravidez são inevitáveis, trazendo à mulher na maioria das vezes, uma grande insatisfação e dificuldade em aceitar a sua nova imagem, provocando por vezes transtornos de autoestima. Mas existem soluções.
Durante a gravidez ocorrem várias alterações no corpo da mulher. A expansão natural do útero afeta o formato e configuração tanto da coluna lombar como da musculatura abdominal. O afastamento da musculatura abdominal a partir da linha média a que denominamos diástase abdominal, acontece na gravidez, podendo comprometer temporariamente a funcionalidade e força do abdómen.
O corpo da mulher durante a gravidez
O aumento da parede abdominal provoca a expansão e aumento de tensão na pele. Este acontecimento estende a pele além da sua capacidade resistiva, resultando na perda de fibras como a elastina e colagénio, diminuindo consequentemente a espessura da pele, resultando numa flacidez tecidular ou ainda no aparecimento das temidas estrias.
Com isto, é comum observar-se um abdómen com aspeto “descaído” e com depósitos de gordura, assim com um umbigo flácido e com aspeto “triste”.
Como tratar estas alterações corporais resultantes da gravidez?
Diástase abdominal e fortalecimento do Core – Emsculpt
A tecnologia eletromagnética de alta intensidade é um procedimento não invasivo que tem sido alvo de vários estudos recentes. A sua ação induz 20.000 contrações supramáximas da musculatura abdominal numa sessão, promovendo melhorias comprovadas a nível de hipertrofia muscular (aumento do tamanho do músculo); fortalecimento do core abdominal e consequente melhoria postural; redução da gordura subcutânea pelo aumento do metabolismo na zona devido às intensas contrações musculares; e diminuição da diástase abdominal pela estimulação de toda a parede abdominal.


Flacidez abdominal
Decorrente da perda do colagénio pelas oscilações de peso a flacidez supra umbilical ”umbigo triste” é uma queixa muito comum do pós parto que pode ser tratada/melhorada com recurso a estimuladores de colagénio. Estes podem ser máquinas ou injetáveis.
Máquinas temos a radiofrequência monopolar (Exilis) ou a fracionada/agulhas (Morpheus8), nos injetáveis podemos utilizar a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) ou ácido poliláctico (Lanluma)
O Morpheus8 consiste numa radiofrequência fracionada, esta utiliza energia eletromagnética transmitida por pequenas agulhas de modo a alcançar também o tecido subcutâneo promovendo um aumento de temperatura. Com isto, temos estímulo por calor e mecânico (agulhamento), estimulando a pele a produzir colagénio e elastina. O aumento destes constituintes naturais da pele permite um preenchimento e melhoria da qualidade dos tecidos, diminuindo a flacidez (mais comum supra umbilical) e as estrias. As elevadas temperaturas atingidas no tecido subcutâneo permitem ainda a degradação dos adipócitos e diminuição dos tão indesejados depósitos de gordura.




Estrias
Aparecem devido às alterações hormonais e de peso que acontecem nesta fase da vida e têm várias opções de tratamento, conforme a “idade” das mesmas. As estrias rubras (vermelhas) – estas são as iniciais e que respondem melhor aos tratamentos – e as estrias albas (brancas) – estrias mais antigas e com mais difícil resposta. As estrias rubras tratam-se com recurso a laser vascular e as albas com uso de laser fracionado, como o CO2, ou radiofrequência fracionada (Morpheus 8) ou microneedling.


Outra preocupação logo após o parto é recuperar a forma física, as gorduras indesejadas e a celulite, para tal dispomos de um leque de tratamentos e de consulta de emagrecimento. Contudo, não se apresse, saiba apreciar esta primeira fase do seu bebé e após o período de maior estabilização hormonal comece a cuidar de si.
Conheça aqui os nossos tratamentos corporais.
EMSCULPT – O tratamento para a diástase abdominal
Convém referir que alguns casos pós parto são cirúrgicos e que cada paciente deve ser avaliado e delineado um plano de tratamento individualizado e ajustado às suas expectativas.
Está preparada para dar o passo?

Clínica Dra. Ana Sousa
Agende hoje a sua consulta, comece hoje a tratar de si.
Rua Guilherme Duarte Camarinha, 30
4400-703 Vila Nova de Gaia
Envie-nos uma mensagem
Ver no mapa: Clínica Dra. Ana Sousa.